top of page
Search
kathwien

Download MS SQL 2017: um software de gerenciamento e análise de dados relacionais da Microsoft



Como baixar e instalar MS SQL 2017




O MS SQL 2017 é a versão mais recente do popular sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da Microsoft. Ele oferece muitos novos recursos e aprimoramentos que podem ajudá-lo a criar aplicativos modernos usando a linguagem de sua escolha, no local ou na nuvem, em contêineres Windows, Linux ou Docker. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o MS SQL 2017 passo a passo, além de destacar alguns dos benefícios de atualizar para esta versão.


Baixando MS SQL 2017




O primeiro passo é visitar o site oficial da Microsoft . Aqui você pode escolher a edição que se adapta às suas necessidades. Para uso gratuito, a edição Express é uma boa escolha. Ele fornece recursos básicos de gerenciamento de dados e inteligência de negócios para pequenos aplicativos. Para recursos mais avançados, como alta disponibilidade, segurança, desempenho e análise, você pode optar pelas edições Standard ou Enterprise. No entanto, essas edições requerem uma licença para uso em produção.




download ms sql 2017



Depois de selecionar sua edição, clique em Baixe Agora abaixo dele. Isso fará o download de um pequeno arquivo executável que iniciará o assistente de instalação. O assistente solicitará que você selecione um tipo de instalação. Recomendamos escolher Personalizado, pois permite especificar o diretório de instalação e os recursos que deseja instalar. Você também pode escolher básico, que instalará apenas o mecanismo de banco de dados do SQL Server com as configurações padrão.


Instalando MS SQL 2017




Depois de selecionar seu tipo de instalação e diretório, clique em Instalar para baixar os pacotes de instalação. Isso pode levar algum tempo dependendo da velocidade da sua internet. Após o download dos pacotes, selecione Nova instalação autônoma do SQL Server na lista de opções.


Isso iniciará o processo de configuração, que verificará a configuração do sistema e instalará alguns componentes necessários. Assim que terminar, clique Próximo. Você verá a tela de termos de licença. Revise-os, se desejar, e clique em Aceitar.


A próxima tela é a tela de seleção de recursos, onde você pode escolher quais componentes do SQL Server deseja instalar. Você pode selecionar todos ou alguns deles, dependendo de suas necessidades. Alguns dos componentes mais comuns são:


  • Serviços do mecanismo de banco de dados: Este é o serviço principal que gerencia, armazena e processa dados em tabelas relacionais. É necessário para qualquer operação de banco de dados.



  • Replicação do SQL Server: Este é um conjunto de tecnologias que permite distribuir e sincronizar dados em vários servidores.



  • Extrações de texto completo e semântica para pesquisa: Este é um componente opcional que permite a indexação de texto completo e a consulta de dados não estruturados.



  • Serviços de qualidade de dados: Esse é um recurso que ajuda a limpar, combinar e padronizar os dados.



  • Serviços de análise: Este é um componente que fornece recursos de processamento analítico online (OLAP) e mineração de dados.



  • Serviços de relatórios: Este é um componente que fornece uma plataforma para criar, gerenciar e entregar relatórios.



  • Serviços de Integração: Este é um componente que fornece uma estrutura para a construção de soluções de integração e transformação de dados.



  • Serviços de aprendizado de máquina (no banco de dados): Este é um componente que permite executar scripts R ou Python no SQL Server para análises avançadas.



  • Serviço de consulta do PolyBase para dados externos: Este é um componente que permite consultar dados de fontes externas, como Hadoop ou Azure Blob Storage usando SQL.



Depois de selecionar os recursos desejados, clique em Próximo. Você verá a tela de configuração da instância, onde poderá especificar o nome e o ID da sua instância do SQL Server. Você pode escolher a instância padrão, que usará o nome do seu computador, ou uma instância nomeada, que usará um nome personalizado. Você também pode alterar o diretório raiz da instância, se desejar.


Clique Próximo para prosseguir para a tela de configuração do servidor, onde você pode configurar as contas de serviço e os tipos de inicialização para cada componente do SQL Server. Você pode usar os valores padrão ou alterá-los de acordo com suas preferências e políticas de segurança. Você também pode configurar o agrupamento para sua instância do SQL Server, que determina como os dados são classificados e comparados.


Configurando MS SQL 2017




A próxima tela é a tela de configuração do mecanismo de banco de dados, onde você pode configurar o modo de autenticação e os administradores para sua instância do SQL Server. Você pode escolher entre o modo de autenticação do Windows, que usa contas do Windows para fazer login no SQL Server, ou o modo misto, que permite contas do Windows e do SQL Server. Recomendamos o uso do modo misto, pois oferece mais flexibilidade e controle sobre seus usuários e permissões.


Você também precisará especificar uma senha para a conta interna do administrador do SQL Server, chamada sa. Certifique-se de usar uma senha forte e mantê-la segura. Você também pode adicionar outras contas do Windows como administradores clicando em Adicionar usuário atual ou Adicionar....


Clique Próximo para continuar na tela de configuração do Analysis Services, onde você pode configurar o modo e os administradores para sua instância do Analysis Services. Você pode escolher entre o modo multidimensional e de mineração de dados, que oferece suporte a cubos OLAP e modelos de mineração de dados, ou modo tabular, que oferece suporte a modelos tabulares baseados em tecnologia in-memory. Você também pode adicionar contas do Windows como administradores clicando em Adicionar usuário atual ou Adicionar....


Clique Próximo para passar para a tela de configuração do reporting services, onde você pode escolher como instalar e configurar sua instância do reporting services. Você pode escolher entre instalar apenas (o que requer configuração manual posteriormente), instalar e configurar (que configura um servidor de relatório de modo nativo) ou instalar e configurar com integração do SharePoint (que configura um servidor de relatório de modo integrado do SharePoint).Recomendamos escolher instalar e configurar, pois é a opção mais simples.


Clique Próximo para ir para a tela pronto para instalar, onde você pode revisar suas opções de instalação e iniciar o processo de instalação. Clique Instalar para começar a instalar o MS SQL 2017 em seu computador. Isso pode levar algum tempo, dependendo das especificações do sistema e dos recursos selecionados.


Verificando o MS SQL 2017




Quando a instalação estiver concluída, você verá uma tela de resumo que mostra o status e os detalhes de cada componente. Você também pode visualizar os arquivos de registro da instalação clicando em Ver resultados detalhados. Se tudo correr bem, você verá uma marca de seleção verde ao lado de cada componente.


Para verificar se sua instância do SQL Server está funcionando corretamente, você pode usar o SQL Server Management Studio (SSMS), que é uma ferramenta gráfica que permite gerenciar e consultar seus bancos de dados. Você pode iniciar o SSMS no menu Iniciar ou na tela de resumo da instalação clicando em Conecte agora.


No SSMS, você verá uma caixa de diálogo Conectar ao servidor que solicita que você insira o nome do servidor, o modo de autenticação e as credenciais para sua instância do SQL Server. Insira o nome do seu computador ou seu nome de instância personalizado, selecione o modo misto e insira sua conta sa e senha. Clique Conectar para se conectar à sua instância do SQL Server.


Você deve ver o nome do servidor no painel Object Explorer no lado esquerdo do SSMS. Você pode expandi-lo para ver os bancos de dados e outros objetos disponíveis em seu servidor. Você também pode clicar com o botão direito do mouse no nome do servidor e selecionar Propriedades para ver mais informações sobre a configuração do seu servidor.


Para testar a funcionalidade do mecanismo de banco de dados, você pode criar um novo banco de dados clicando com o botão direito do mouse na pasta Bancos de dados sob o nome do servidor e selecionando Novo banco de dados.... Digite um nome para seu banco de dados e clique em OK. Você deve ver seu novo banco de dados aparecer na pasta Bancos de dados.


Para testar a funcionalidade dos serviços de análise, você pode criar um novo projeto clicando em Novo projeto... no menu Arquivo no SSMS. Selecione Analysis Services Multidimensional and Data Mining Project ou Analysis Services Tabular Project dependendo da sua escolha de modo. Insira um nome e um local para o seu projeto e clique em . Você deve ver seu novo projeto aparecer no painel Solution Explorer no lado direito do SSMS. Você pode adicionar fontes de dados, dimensões, medidas e outros objetos ao seu projeto.


Para testar a funcionalidade dos serviços de relatórios, você pode criar um novo relatório clicando em Novo Relatório... no menu Arquivo no SSMS. Selecione Assistente de relatórios ou Construtor de relatórios, dependendo de sua preferência. Insira um nome e um local para o seu relatório e clique em OK. Você deve ver uma janela de designer de relatório onde pode adicionar fontes de dados, conjuntos de dados e itens de relatório ao seu relatório.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o MS SQL 2017 em seu computador. Também explicamos alguns dos benefícios de atualizar para esta versão, como melhor desempenho, segurança, compatibilidade e funcionalidade. Também demonstramos como verificar sua instalação e testar alguns dos principais componentes do SQL Server, como o mecanismo de banco de dados, serviços de análise e serviços de relatórios.


Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Você também pode verificar alguns dos seguintes recursos para obter mais informações e orientações sobre o MS SQL 2017:

















perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o MS SQL 2017:


  • Quais são os requisitos do sistema para o MS SQL 2017?



Os requisitos do sistema para MS SQL 2017 variam dependendo da edição e dos recursos que você deseja instalar. No entanto, alguns dos requisitos mínimos são:


  • Um processador de 64 bits com pelo menos 1,4 GHz de velocidade



  • Pelo menos 1 GB de RAM (4 GB recomendado)



  • Pelo menos 6 GB de espaço em disco disponível



  • Um adaptador de rede compatível com o protocolo TCP/IP



  • Um monitor com resolução mínima de 1024 x 768



  • Um sistema operacional compatível, como Windows 10, Windows Server 2016, Ubuntu 16.04, Red Hat Enterprise Linux 7.3 ou Docker Engine 1.8+



  • Como posso atualizar de uma versão mais antiga do SQL Server para o MS SQL 2017?



Você pode atualizar de uma versão mais antiga do SQL Server para MS SQL 2017 usando um dos seguintes métodos:


  • O atualização no local método, que substitui a instância do SQL Server existente pela nova. Este método preserva todos os seus bancos de dados e configurações, mas requer tempo de inatividade e backup.



  • O atualização lado a lado método, que instala uma nova instância do SQL Server juntamente com a existente. Este método permite que você migre seus bancos de dados e configurações gradualmente, mas requer mais espaço em disco e configuração.



  • O atualização de migração método, que envolve mover seus bancos de dados e configurações da instância existente do SQL Server para uma nova em um computador diferente. Esse método minimiza o tempo de inatividade e o risco, mas requer mais planejamento e testes.



  • Quais são alguns dos novos recursos e aprimoramentos no MS SQL 2017?



Alguns dos novos recursos e aprimoramentos do MS SQL 2017 são:


  • Suporte multiplataforma: Agora você pode executar o SQL Server em contêineres Windows, Linux ou Docker.



  • Capacidades do banco de dados gráfico: Agora você pode modelar e consultar relacionamentos complexos usando nós e arestas.



  • Processamento de consulta adaptável: Agora você pode melhorar o desempenho da consulta usando técnicas de otimização dinâmica.



  • Reconstruções de índice online retomáveis: Agora você pode pausar e retomar as operações de reconstrução de índice sem perder o progresso.



  • Ajuste automático do banco de dados: Agora você pode habilitar o SQL Server para monitorar e ajustar automaticamente o desempenho do banco de dados com base nos padrões de carga de trabalho.



  • Serviços de aprendizado de máquina: Agora você pode executar scripts R ou Python no SQL Server para análises avançadas.



  • Aprimoramentos do PolyBase: Agora você pode consultar dados de mais fontes externas, como Oracle, Teradata, MongoDB e fontes ODBC usando SQL.



  • Aprimoramentos dos grupos de disponibilidade Always On: Agora você pode configurar mais réplicas, usar configurações sem cluster e executar failovers mais rápidos.



  • Aprimoramentos do SQL Server Analysis Services: Agora você pode usar segurança em nível de objeto, modo de conectividade de dados e expressão de linhas de detalhes em modelos tabulares.



  • Aprimoramentos do SQL Server Reporting Services: Agora você pode usar um novo portal da Web, relatórios móveis, KPIs e integração com o Power BI.



  • Aprimoramentos do SQL Server Integration Services: Agora você pode usar execução de expansão, alta disponibilidade e origem e destino OData.



  • Como posso saber mais sobre o MS SQL 2017?



Você pode aprender mais sobre o MS SQL 2017 aproveitando os seguintes recursos:


  • : esta é a documentação oficial que cobre todos os aspectos do SQL Server 2017, desde a instalação e configuração até o desenvolvimento e administração.



  • : esta é uma coleção de tutoriais que guiam você por vários cenários e tarefas usando o SQL Server 2017.



  • : Esta é uma série de vídeos que demonstram como utilizar o SQL Server 2017 para diferentes finalidades e plataformas.



  • : esta é uma plataforma comunitária onde você pode fazer perguntas, compartilhar ideias e obter respostas de outros usuários e especialistas do SQL Server.



  • : Este é um blog que traz notícias, atualizações, dicas e melhores práticas do SQL Server 2017.



  • Como posso obter suporte para o MS SQL 2017?



Você pode obter suporte para MS SQL 2017 usando uma das seguintes opções:


  • : este é o serviço de suporte oficial que fornece assistência técnica, solução de problemas e correções de bugs para o SQL Server 2017.



  • : Trata-se de uma rede de parceiros certificados que oferecem serviços de consultoria, treinamento e implementação do SQL Server 2017.



  • : Esta é uma rede de voluntários que fornece suporte ponto a ponto e orientação para o SQL Server 2017.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page